Voluntariado para promover jogos escolares

Palestra avalia oportunidades de participação de universitários em organização de evento do COB

Estudantes da Universidade de Brasília têm a oportunidade de fazer parte dos Jogos Escolares da Juventude, competição apontada pelo Comitê Olímpico do Brasil como o principal celeiro de atletas olímpicos do país. A segunda fase dos jogos, que reúne atletas de 15 a 17 anos, vai ser realizada no Distrito Federal a partir de 16 de novembro. As possibilidades de voluntariado no evento serão o tema de palestra agendada para esta quinta-feira (17), às 14h30, no Auditório da Faculdade de Educação Física (FEF).

A gerente de atividades complementares do COB, Paula Hernandez, é a palestrante convidada pelo Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (Gesporte), vinculado à FEF. Ela vai apresentar as oportunidades nos jogos e dialogar com a plateia. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet.  O público alvo inclui graduandos em Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Comunicação Social, Marketing e Turismo.

O diálogo sobre os jogos escolares faz parte de um ciclo de palestras técnicas que está na 26ª edição. Organizado desde 2010, o evento do Gesporte já recebeu nomes como o campeão pan-americano de natação Luiz Lima e a medalhista olímpica no vôlei Leila Barros, além de gestores, treinadores e pesquisadores do esporte.

HORAS COMPLEMENTARES – Para o professor da FEF e líder do Gesporte, Paulo Henrique Azevêdo, a palestra é importante “para qualificar e agregar mais conteúdo à formação dos estudantes”. Ele destaca a importância do voluntariado em grandes eventos esportivos. “É sempre uma oportunidade fantástica e um momento de contribuir para o desenvolvimento do esporte”.

O professor ressalta que os participantes da palestra vão receber certificados. Além disso, informa ele, os futuros voluntários conseguiram a comprovação de horas complementares, que são requisitos para a conclusão de seus cursos.

A COMPETIÇÃO – Os Jogos Escolares da Juventude vão reunir milhares de atletas em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Antes de Brasília, sede pela terceira vez, Curitiba será a capital do esporte escolar. A edição da cidade paranaense vai reunir atletas-estudantes de 12 a 14 anos em setembro.

As seletivas, segundo COB, contaram com mais de dois milhões de jovens de escolas públicas e particulares. O comitê reforça a importância da competição com a lembrança de que, dos 465 atletas da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nada menos que 52 haviam disputados jogos escolares.

SERVIÇO
Palestra: Jogos Escolares da Juventude: como participar do maior evento estudantil esportivo do Brasil
Auditório da Faculdade de Educação Física
17/08, às 14h30