Tubo de Ensaios

Projeto experimental de arte e performance

www.tubodeensaiosunb.blogspot.com

O Projeto Tubo de Ensaios tem como objetivo fortalecer a área de Artes Cênicas da Universidade de Brasília – UnB, como mais um espaço transdisciplinar para experimentação de atividades cênicas, mescladas com outras linguagens artísticas, tendo como principal linguagem norteadora a da performance. O projeto é constituído em duas etapas, sendo uma formativa e outra de mostra de projetos selecionados, a partir de oficinas artísticas curatoriais, oferecidas por grupos de pesquisa constituídos no Instituto de Artes, que possuem destaque na prática e na teoria dos estudos da performance.

Com edições anuais, desde 1999, potencializou vários artistas e grupos da UnB e de Brasília que destacam-se profissionalmente como fomentadores do pensar e fazer arte no cenário brasiliense, bem como proporciona à comunidade universitária, independente da área de formação, um contato com a linguagem e com a prática artística.

Em 2014, o Tubo de Ensaios promoveu a sua 13ª edição, com o tema “Descentralize”. A mostra artística coletiva, composta por 11 (onze) projetos artísticos, foi realizada em 03 (três) campi: Darcy Ribeiro, Planaltina e Ceilândia. A mostra foi antecedida da Semana Preparatória que ofereceu, gratuitamente aos integrantes desta edição, 08 (oito) minicursos, com o objetivo de prepará-los para a referida itinerância do Tubo de Ensaios, que pela primeira vez desde sua criação, circulou pelos campi da UnB.

Em 2015, foi publicada a primeira revista Tubo de Ensaios. A revista surgiu da demanda de registrar toda a riqueza do processo criativo, do relacionamento com o público e do amadurecimento artístico dos participantes do Projeto Experimental Tubo de Ensaios - realizado desde 2001.

A publicação da revista Tubo de Ensaios se revela estratégica para a UnB ao reforçar a missão da Universidade de estímulo à reflexão humanística integral e experimentação artística; ao estimular a produção de artigos acadêmicos e científicos; ao valorizar a memória e fazer o resgate histórico do projeto. O projeto finalizou com a produção de artigos acadêmicos reflexivos que serão publicados na segunda edição da revista do Tubo de Ensaios, a ser publicado em 2016.

Em 2015, devido ao movimento de greve, a edição do Tubo de Ensaios não foi realizada, contudo a revista da edição de 2013 foi concluída e distribuída de acordo com o plano de distribuição do projeto da Revista Tubo de Ensaios e já em 2016, houve no dia 13 de Maio o lançamento da Revista no Anfiteatro 09.